Friday, June 29, 2007

SBSR - Act I: "Are you with Metallica?"


A pergunta, colocada por James Hetfield, espelhava na perfeição a dúvida que me “atormentou” ao longo dos dias que antecederam a primeira noite do festival Super Bock Super Rock: Estaria eu com os Metallica? A última vez que os tinha visto ao vivo foi no Estádio do Restelo, há mais de 10 anos. O último álbum de Metallica que eu comprei foi em 1999. Nem sequer me lembro da última vez que ouvi um dos seus álbuns. No entanto, os Metallica estiveram presentes ao longo de parte significativa da minha adolescência. Eles (com o “black álbum”), os Guns n´Roses (com os “Use Your Illusions”) e uma banda de New Jersey, cujo nome não me recordo neste momento (no comments…) fizeram-me querer ser estrela de rock (nesse capítulo, o facto de não saber cantar nem tocar nenhum instrumento dificultou-me o processo).

Portanto, esperava que a parte emocional/nostálgica compensasse as “diferenças musicais” existentes, hoje em dia, entre mim e os Metallica, fazendo com que eu apreciasse o concerto. Mas enganei-me. Gostei bastante do concerto, mas a parte emocional/nostálgica teve um papel pouco relevante nesse processo. Os Metallica são uma instituição. Movem massas (falava-se em 35 mil pessoas no recinto ontem) e a verdade é que sabem montar um excelente espectáculo de rock. Durante mais de duas horas partiram a loiça, em formato “best of”. As diferenças com o concerto do Restelo foram diminutas (tivemos, inclusivamente, direito a fogo de artifício). Estes senhores (já a caminho das três décadas de existência como banda, com muito álcool e muita droga pelo caminho) têm juventude e garra em palco para dar e vender. Para mim os pontos altos foram “Master of Puppets” (fenomenal) e “Enter Sandman” (orgásmico). No entanto, à excepção de um período um pouco mais morno a meio, achei a actuação consistente, desde a abertura (“Creeping Death”) até ao final do segundo encore (“Seek and Destroy”).

Pelo que, sim estive convosco Metallica. Obrigado por terem voltado.

Resta-me falar um pouco sobre o único concerto que vi, para além do concerto de Metallica (apenas consegui entrar ás 20:30, não obstante ter chegado ao recinto mais de uma hora antes*...). Joe Satriani conseguiu, sem deslumbrar, entreter o (surpreendentemente fiel) público ao longo de pouco mais de uma hora. Não me identifico muito com o seu estilo instrumental / música de arcade game, embora não tenha desgostado de assistir à sua actuação. Deu o bom espectáculo de rock, prometeu voltar e… não deixou de ser um bom aperitivo (já que era impossível comprar comida, dadas as filas intermináveis!*) para o momento grande da noite, que se seguia!

*boca foleira à organização

Ps - a fotografia foi (escandalosamente) roubada do site da Blitz (sendo a mesma de autoria da "Espanta Espíritos").

8 Comments:

Blogger Sil said...

Que bien que volviste... para dar envidia!

9:38 PM  
Blogger Rit@ said...

Metallica e "orgásmico" no mesmo post...hmm...não soa nada bem...

12:18 AM  
Blogger Mistica Verde said...

Falando em orgásmico, que bela(s) saúde naquela foto...

Quanto ao concerto, foi muito bom, não diria orgásmico porque estava completamente estoirado mas adorei o concerto. Discordo em alguns dos "pontos altos": Para mim: Unforgiven, Enter Sandman e o Seek and Destroy

1:29 AM  
Blogger Sgt. Pepper said...

Tantos comentários... ui ca bom! ;)
Não disse que o concerto tinha sido orgásmico... apenas o "enter sandman"!
Não costumas deixar comentários com esse nick, mistica... tens medo que a blogosfera musical descubra que tiveste num concerto metaleiro? Não negues as tuas origens, dude!!!
Estarei de volta para a semana para vos relatar os melhores concertos que ainda estão para vir! ;)

5:20 PM  
Blogger rita maria josefina said...

a metallica não fui.. vendi esse dia (sim sou uma vendida!) mas folgo em saber, que a organização deste festival melhora de ano para ano.. oh se melhora!

6:16 PM  
Blogger Charmless Man said...

This comment has been removed by the author.

6:30 PM  
Blogger Charmless Man said...

Já estava com o login feito e não me apeteceu estar a mudar para o nick original. :)

Concordo com tudo o que o Mística Verde diz! lol

6:30 PM  
Blogger Charmless Man said...

Já agora leiam isto:

http://jn.sapo.pt/2007/06/29/cultura/a_tortura_satriani_a_espera_metallic.html

Está de chorar a rir, nem acredito que foi escrito num jornal nacional!

6:33 PM  

Post a Comment

<< Home