Sunday, December 10, 2006

2006: Os Concertos


O ano está quase a acabar, pelo que acho que chegou o momento adequado para reflectir sobre aquilo que 2006 nos trouxe em termos musicais. No meu caso, trouxe muitos, muitos concertos, por isso é sobre eles que eu vou falar primeiro.
Foi, de longe, o ano da minha vida em que assisti a mais concertos. Tanto concertos em “nome próprio”, como festivais de verão (e não só) – Rock in Rio, Lisboa Soundz, Paredes de Coura e, mais recentemente, o festival da Radar.
Alguns destes concertos foram de artistas/bandas que venero (inclusivamente pertencentes ao meu Top 10) e que sonhava ver ao vivo. Depeche Mode, Guns N’ Roses (Rock in Rio), The Strokes (Lisboa Soundz) e Morrissey (Paredes de Coura) constituem os exemplos mais gritantes. Adorei os quatro, embora o concerto dos Guns N’ Roses (or should I say, do Axl Rose) tenha ficado aquém dos restantes três.
No que diz respeito a excelentes concertos de artistas/bandas fora do meu Top 10, mas que já conhecia bem, não posso deixar de mencionar os concertos de John Butler Trio, Matisyahu, Bloc Party (possivelmente o melhor concerto de Paredes de Coura), Yeah Yeah Yeahs (Paredes de Coura), GNR (Continuação), Lloyd Cole… Todos eles grandes concertos, à sua maneira.
Também fiz muitas descobertas, assistindo a excelentes concertos de bandas que não conhecia tão bem. Alguns exemplos incluem Broken Social Scene (Paredes de Coura), !!! (Chk Chk Chk) (Paredes de Coura), She Wants Revenge (Lisboa Soundz), Lisa Germano (Festival Radar) e Yo La Tengo (Festival Radar).
Maior desilusão? Possivelmente Nouvelle Vague, no Paradise Garage. Quando se tira o sal a uma actuação de uma banda fortemente dependente do tempero que aplica ás suas versões, pouco resta… Só me deu ainda mais vontade de ir para casa ouvir as versões originais dos seus temas.
Torna-se complicado fazer um top 5, ou top 10, racional, porque o factor “emotivo” que está associado a ver ao vivo determinados artistas/bandas interfere com a avaliação objectiva das suas actuações. Por exemplo, em Paredes de Coura, a melhor actuação creio que terá sido a de Bloc Party, embora, para mim, o concerto mais memorável tenha sido o de Morrissey.
Consequentemente, não vou fazer nenhum ranking.
Agora chegou o momento em que vou fazer uma tentativa frustrada de dinamizar o meu blog, apelando à interactividade dos leitores:
Como correu o vosso ano de 2006, a nível de concertos? Heim?

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ora bem o ano 2006... não vi tantos como tu pelos vistos. mas.. a destacar tenho, She Wants Revenge + The Strokes @ Lisboa Soundz; Depeche Mode @ Atlantico; Pearl Jam @ Atlantico. tb estive no rock in rio mas foi fraquito na minha opinião... quanto a arrependimentos (e digo isto de concertos que queria e devia ter ido e n fui) destaco - Festival Paredes de Coura; Yo La Tengo; Lambchop; mas isto anda mal de finanças e não dá para tudo.. para o ano há mais e parece-me que 2007 promete em termos de concertos e não só..:)

6:07 PM  
Blogger Sgt. Pepper said...

Tive pena de não ter ido a Pearl Jam, mas estava fora de Lisboa de férias na altura... Tive q vender o bilhete.
Em relação a 2007, aconselho-te seriamente a ir a Paredes de Coura, se tiveres a oportunidade. Não só pelas excelentes bandas que costumam lá ir, mas pelo ambiente do festival, que é indescritível.

6:24 PM  
Blogger Charmless Man said...

Bem, a minha listagem de concertos não é muito diferente da tua, nem que seja porque neste 2006 rico em concertos fomos várias vezes juntos...

De qq modo, para os grandes concertos acrescento o dos B&S no Coliseu e destaco as grandes revelações (pelo menos para mim) dos She Wants Revenge (Lisboa Soundz), White Rose Movement (Paredes de Coura), Lisa Germano (Santiago) e Pitty (Rock in Rio) Ok...Esta última foi a gozar.

Ervilhaz, se puderes vai mesmo a Paredes de Coura. Vale realmente a pena, tanto em termos de cartaz, como de ambiente.

9:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pitty no rock in rio (LOL) :D 2007 não pode falhar, digo a entidade patronal que estou deveras doente e lá vou eu!

9:31 AM  

Post a Comment

<< Home