Thursday, September 21, 2006

Geração MTV

Acabei de ver a lista de nomeados para os European MTV Music Awards e, como já seria de esperar, não gostei do que vi. Tive novamente a prova de que a MTV vendeu a alma ao Diabo, apostando actualmente - e de forma quase exclusiva - em artistas de Hip Hop, R&B e Pop do mais descartavel que há. Ou seja, aposta naquilo que já vende, não arriscando um milímetro em prol da divulgação de música de qualidade. Os shares prevalecem e isso é triste, especialmente tendo em conta a relevância que a MTV já teve no panorama musical, nomeadamente nos anos 80 e na primeira metade dos anos 90.
Tornei-me fanático de música por causa da MTV. Lembro-me perfeitamente dos três primeiros videoclips que lá vi. Tinha 10 ou 11 anos. "November Rain" dos Guns n' Roses; "Jesus He Knows Me" dos Genesis; e "You're the one for me, Fatty" do Morrissey. Lembro-me ainda dos primeiros prémios da MTV que assisti, a 10ª edição dos MTV Video Music Awards (1993), onde os Pearl Jam levaram para casa uma mão cheia de troféus por causa da música (e respectivo videoclip), "Jeremy". Hoje em dia, só se "Jeremy" fosse um pseudo-gangster afro-americano (devidamente musculado, tatuado e alvo de pelo menos 4 acusações de violação) é que conseguiria vencer tantos prémios. Alternativamente, poderia ser um travesti do Haiti que mostrasse compulsivamente as mamas e que se comprometesse a dar um linguado à Cristina Aguilera e à Paris Hilton (em simultâneo), a meio da sua actuação.
Pronto, já acalmei.
Os Pearl Jam tinham acabado de lançar Vs - o que, na minha opinião, é de longe o melhor álbum da banda - e partiram a loiça ao vivo, juntamente com Neil Young, tocando um medley composto pelos temas "Animal" (dos Pearl Jam) e "Keep on rockin' in the free world" (do Neil Young). Muito bom mesmo.
Voltando aos "nominees" para os EMA's deste ano. Poucas escolhas me agradaram, mas vou limitar-me a referir os casos que achei mais escandalosos.
Sean Paul nomeado para Best Male e Best Hip Hop? Desde quando é que Sean Paul é Hip Hop?! Pussycat Dolls para Best Group??? (esta quase que me fez perder o pouco cabelo que ainda tenho). Evanescense para Best Rock? (Nixx!!!). Rihanna para Best Song, com "SOS"? Cristina Aguilera e Madonna para Best Album? Please.
Escolhas que me tenham surpreendido pela positiva incluem Depeche Mode para Best Group, Killers e Strokes para Best Rock e The Raconteurs para Best Alternative. Gostei ainda de ver os Artic Monkeys nomeados para Best Alternative e os Gnarls Barkley para Best Song e Best Video (apesar destas escolhas não me terem surpreendido).
Por último, gostei também dos nomeados para UK & Ireland's Best Act: Artic Monkeys, Corinne Bailey Rae, The Kooks, Lily Allen e Muse (provavelmente o prémio com um mix mais equilibrado de "nominees"). Boss AC, Mind da Gap, Expensive Soul, David Fonseca e Moonspell são os candidatos a melhor grupo português. Buurgrghghghhgfhgf. Força David Fonseca!
A MTV já não é o que era. Nem o Top+. Estamos todos lixados Yo.
Fica aqui um link para uma lista completa de nomeados:

http://ema.sweden.mtve.com/

2 Comments:

Blogger Charmless Man said...

Além da porra da fixação com a trampa dos Red Hot. Aquela banda que podia ter saído em beleza mais ou menos em 1995....
Se "rosta" quiser dizer "vota" em dinamarquês, já votei.

4:04 PM  
Blogger Sgt. Pepper said...

É um fetiche legítimo... The Smiths, The Doors, The Beatles... Tudo bandas com nível...
Ps - Spit: realmente teria feito mais sentido colocar o link da MTV Portugal. Mas eu sou o ze_turkish e eu muito raramente faço qq tipo de sentido.

1:28 PM  

Post a Comment

<< Home