Sunday, September 17, 2006

A revista “Spin”, para a sua edição de Setembro, elaborou um ranking com as 25 melhores bandas ao vivo na actualidade. Infelizmente, do ranking elaborado, ainda só assisti a concertos dos Yeah Yeah Yeahs (14º lugar), dos The Hives (8º lugar) e da banda considerada pela revista como a melhor banda ao vivo na actualidade, os U2 (?!).
Confesso que fiquei desiludido com o facto de uma revista – especializada em música alternativa – ter colocado os U2 no topo dum ranking desta natureza. Sou fã dos U2, mas acho uma grande fantochada o mito que se tem criado em redor dos seus concertos. Concertos de 50.000+ pessoas a esgotarem em meia hora… As pessoas vão porque têm de ir. Porque conseguiram arranjar bilhetes. Porque, aparentemente, só um anormal é que, tendo acesso a um “Golden Ticket” para a fábrica de chocolate do Willy “Bono Vox” Wonka & Companhia, faltaria à chamada, independentemente de ser ou não um verdadeiro fã. Os U2 já não despertam paixões, como o faziam no início da sua carreira – já passaram mais de 20 anos desde que a banda causou um estrondo no mundo da música com canções como “I Will Follow”, “Sunday Bloody Sunday” e “New Year’s Day”. Actualmente, o seu público-alvo é o mesmo que se encontra nos cativos e nos camarotes dum estádio de futebol num domingo à tarde. São uma "banda RFM". E isso dificilmente contribui para que os seus concertos sejam memoráveis.
Querem um bom concerto dos U2? Comprem o "Under The Blood Red Sky - Live at Red Rocks" (1983). Enquanto não der para viajar no tempo, é a alternativa mais segura que têm.
De resto, devido ao facto de ter visto apenas uma minoria das bandas incluídas na lista, não vou tecer grandes comentários ao ranking, apesar de achar estranho ver na lista os Red Hot Chili Peppers (4º lugar), dado que nunca ouvi ninguém dizer bem dos seus concertos em Portugal. Pela positiva, destaco a presença na lista dos Green Day (7º lugar) e dos Arcade Fire (3º lugar) – bandas que faço questão de ver na primeira oportunidade que tiver.
Segue-se o ranking:

25 – Comets on Fire
24 – The Mars Volta
23 – AFI
22 – LCD Soundsystem
21 – Against Me!
20 – Gogol Bordello
19 – Art Brut
18 – My Morning Jacket
17 – The Roots
16 – The Flaming Lips
15 – Riverboat Gamblers
14 – Yeah Yeah Yeahs
13 – My Chemical Romance
12 – Turbonegro
11 – Queens of The Stone Age
10 – The Dirtbombs
9 – Prince
8 – The Hives
7 – Green Day
6 – The White Stripes
5 – Radiohead
4 – Red Hot Chili Peppers
3 – Arcade Fire
2 – The Stooges
1 – U2

2 Comments:

Blogger Guitar Good said...

Realmente este top é, de facto, bastante estranho. Começando logo pelo nº1 (mt bem comentado pelo criador deste blog), passando pelo 4º lugar de RHCP q têm um espectaculo de apenas 60 min ao vivo (e sempre igual) e acabando no 18ª posto de My Morning Jacket, banda forte candidata à pior actuação q já vi ao vivo (apenas superada por 311).
Até quaisquer rockeiros pimba na onda de The Darkness se revelariam uma melhor escolha p este top.
Mais estranho é ainda o facto de bandas de "menor" dimensão (que não vendem milhões de albuns às pazadas nem enchem estádios) e as poucas de grd gabarito q escolhem nesta classificação são bandas já numa fase algo descendete da carreira (os já mencionados casos de U2 e RHCP).
Pela positiva reforço (novamente copiando a opinião do mentor deste blog) os Green Day.
Até bandas da velha guarda, como Metallica, Guns N' Roses ou Bon Jovi seriam uma melhor escolha.
Por fim, claramente q quem fez esta tabela nunca assistiu a um concerto de Joe Satriano ou Steve Vai. Aí sim, facilmente perceberia o que a plateia espera de quem está a actuar ao vivo :)

9:55 PM  
Blogger ze_turkish said...

De acordo com a Spin, os "covers" e os jogos de luz são os pontos altos dos concertos dos My Morning Jacket... Não vi, pelo que não posso comentar ;)
De resto, há muitas bandas que eu vi darem belos concertos que não foram incluídas neste ranking. Bloc Party, The Strokes, Depeche Mode, John Butler Trio, Matisyahu... são exemplos de grandes concertos que vi, só este ano! E por uma questão de idolatração pessoal, acrescento a esta lista Morrissey e Guns n' Roses...

11:07 PM  

Post a Comment

<< Home