Monday, January 08, 2007

Qualidade musical mede-se aos palmos?

O vocalista dos Editors, Tom Smith, disse à revista New Musical Express (NME) que queria, no próximo álbum da banda (com lançamento previsto para Abril de 2007), competir com “big boys”, Killers e Razorlight, na “grandiosidade” do som. "There are four or five huge, massive sounding songs...”, disse Tom Smith à revista.
Aprendi a gostar (bastante) do álbum de estreia dos Editors, “The Black Room”, embora, no início, tenha achado que lhe faltava alguma personalidade, querendo a banda assemelhar-se aos Killers e aos Interpol, mas com menos chama. No entanto, decidi dar o benefício da dúvida à banda, esperando – inclusivamente com alguma ansiedade – pelo lançamento do segundo álbum.
Infelizmente, estas declarações desiludiram-me um pouco (embora não me tenham surpreendido). A banda não ficou indiferente ao sucesso comercial verificado pelos Killers e pelos Razorlight, nomeadamente após os lançamentos dos seus últimos álbuns – ambos ricos em melodias, orquestras, coros e “stadium rock”, pelo que quer repetir a fórmula, demonstrando, na minha opinião, pouca genuinidade criativa. Para além disso, há que ter em atenção que, por vezes, estas estratégias são arriscadas, porque a dita “grandiosidade musical” não está ao alcance de todos (já sentenciou muitas bandas). E será que os fãs de Editors querem que estes produzam “hinos”? Duvido, mas talvez esteja enganado. É uma questão de esperar mais uns meses para saber o que é que o álbum nos vai trazer: música "grandiosa", ou merda adornada, ao estilo de My Chemical Romance.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

a princípio também achei o álbum dos editors um pouco "agarrado" aos sons de outras bandas do momento (como referiste, os Interpol). e até tiveram bastante sucesso para um álbum de estreia. agora a questão é: será que estão na música para tocar ou para ganhar dinheiro?

para falar a verdade, não sou muito fã dos editors, mas consigo ouvi-los melhor que razorlight (e que my chemical romance, claro, que não são uma banda, são um autocolante comercial). Acho que até aqui têm tido um som diferente, característico. Se querem começar a imitar outros, aí é que as pessoas deixam de os ouvir...

11:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

mais som do género My Chemical Romance não... PFF! Jaas tem razão, são um autentico autocolante comercial, e já temos que cheguem.
Gostei do 1º álbum dos Editors, apesar de não me encher totalmente as medidas. Agora com este próximo... vamos ver se crescem como banda, ou se... a ver a ver

9:21 AM  

Post a Comment

<< Home