Monday, November 06, 2006

Top 10

Estava a voltar para casa, após uma longa sessão laboral, quando uma dúvida existencial atravessou a minha frágil mente: Quais é que são as minhas 10 bandas preferidas? Cheguei a casa, dei um calduço à minha mãe, agarrei numa folha de papel e numa caneta, estudei a minha colecção de CD's e comecei a fazer a lista, que iria também incluir artistas a solo (esta última foi uma decisão difícil). Apresento seguidamente o resultado (em nenhuma ordem especial):

The Smiths
Morrissey
The Killers
The Strokes
The Doors
Guns N' Roses
R.E.M.
The Cure
The Streets
Depeche Mode

Saliento que esta lista é dinâmica, podendo alterar-se de um dia para o outro. Por exemplo, se comparasse o meu Top 10 agora com aquele que eu teria feito há 10 anos, provavelmente apenas os Guns n' Roses, The Doors e R.E.M. seriam "repetentes".

Constatei que 6 das 10 bandas/músicos da minha lista têm "The" no nome.
Uma banda proveniente dos anos 60, quando a fúria dos "The" (Beatles, Byrds, Animals, etc.) se iniciou; duas bandas que surgiram no final dos anos 70/início de anos 80, quando houve a primeira, embora mais moderada, "reciclagem" do fenómeno dos "The" (Clash, Specials, Stone Roses, etc.), nomeadamente no Reino Unido; e três bandas que apareceram no início do século XXI - onde o verdadeiro comeback dos "The" aterrou no mundo da música com um estrondo (White Stripes, Libertines, Hives, etc.).
Já repararam que este meu último parágrafo não teve qualquer tipo de relevância?

Desafio-vos a elaborarem a vossa lista.

11 Comments:

Blogger Charmless Man said...

E não te esqueças do revivalismo dos The no Pop português dos anos 90, com o grande "The"no Meira....

Perdoem-me, espirituosismo de 1 da manhã...

Perdoem-me novamente, espirituosismo é palavra que não existe, screw it!

12:59 AM  
Blogger Sgt. Pepper said...

Oh Spit! Onde é que está a tua lista?!
O Josh Rouse também deveria estar na minha lista... Mas não consigo decidir quem tirar. E como não faz sentido fazer um Top 11, fica como está a lista.

9:56 AM  
Blogger Charmless Man said...

Ó meu, se queres interactividade com os teus leitores escreve-o explicitamente! Quando tiver tempo trato disso!

11:20 AM  
Blogger Sgt. Pepper said...

Ok, então se não tens tempo vou fazer a tua lista por ti:

Top 10 do Spittelau:

Ivete Sangalo
Delfins
Rihanna
Ritual Tejo
Anabela ("quando cai a noite na cidadeeeee...")
João Pedro Pais
Ronan Keating
Leandro & Leonardo
David Hasselhoff (ele é grande na Alemanha e em casa do Spit)
Mikael Carreira

11:40 AM  
Blogger Charmless Man said...

fónix, achas mesmo que o Mickael Carreira já destronou o pai no meu top ten?????
Ai turkish, turkish....

3:35 PM  
Blogger Sgt. Pepper said...

Ah! Desculpa Spit! Esqwueci-me também do Tiago (aka Cromio)!!!

4:08 PM  
Blogger Sgt. Pepper said...

Temos um fã de música "Old School"!
Rock n' Roll! O Muzik4themasses gosta de atingir todos os nichos musicais! Olé!

6:00 PM  
Blogger Charmless Man said...

Bem, agora que estou com mais tempo, envio o meu top 11-20, uma vez que o Turkish já se encarregou de fornecer aquele que é, indubitavelmente, o meu top 10:

Ao contrário das comadres, a ordem do meu top é relevante e vou inserir uma inovação: AS FASES DAS BANDAS, isto porque, para mim, é imperativo distinguir o que eram algumas bandas nos seus primeiros álbuns e o que se tornaram com a suposta evolução do seu som.
Sendo assim aqui vai:

11º=1º. RADIOHEAD(1992-1997)
12º=2º. R.E.M.(1991-Até hoje)
13º=3º. Depeche Mode
14º=4º. The Smiths
15º=5º. The Strokes
16º=6º. Blur
17º=7º. Belle & Sebastian
18º=8º. R.E.M.(1983-1987)
19º=9º. Pink Floyd
20º=10º. Massive Attack

Se a gerência do blog não aceitar os dois votos nos REM, saltam os Killers para a honrosa 10ª posição. Apesar de serem uma banda recente, venero ambos os cd's que já lançaram, sendo claramente hoje uma das minhas 10 bandas favoritas, o que poderá mudar a qualquer hora, evidentemente.

10:52 PM  
Blogger Sgt. Pepper said...

lolll! Tiveste bem Aryasoto. Vê mas é se arranjas um 11º projecto, para poderes tirar os Boden Takeo da lista! ;)
Quando é que são os teus próximos concertos? (aproveita que, num dia bom, o meu universo de leitores chega ás 10 pessoas! lol)

Spit!
Boa escolha de bandas. Mas fiquei surpreendido por considerares os Massive Attack umas das tuas 10 bandas preferidas... E achei que os Killers iriam estar lá batidos nos lugares cimeiros...

11:05 PM  
Blogger Charmless Man said...

Ainda não Turkish.

Os Killers são a banda que tem maior probabilidade de entrar para o meu top10 nos próximos tempos, mas ainda vão ter de esperar um bocado. Que olhem para o Bowie e para os Clash e que observem como eles estão ali na fronteira a queixar-se "Dude, why can't we make it to the Fil's Top 10?!?" (tentativa frustrada de escrever um título catchy do género "weekly top 40").

Quanto aos Massive Attack é o meu lado triphopeiro a falar e só o Unfinished Sympathy garante-lhes muitos pontos!

10:50 AM  
Blogger Sgt. Pepper said...

Tens que meter uns vídeos no "you tube", para eu poder mostrar aqui no blog! Ou então se tiveres cartazes para concertos e coisas assim... (desde que estejam em formato digital).

12:22 PM  

Post a Comment

<< Home