Wednesday, November 01, 2006

ContinuAcção

Os GNR continuam em forma. E isso foi evidente no concerto de cerca de duas horas que a banda deu ontem, num Coliseu dos Recreios praticamente esgotado.
Contudo, o início do concerto foi desastroso, com o primeiro convidado da noite, The Legendary Tiger Man, a ferir os ouvidos do público com um cover de “Portugal na CEE”, com desafinação total e sérios problemas técnicos incluídos no pacote.
A entrada em palco dos GNR também foi morna, com “Popless” a não conseguir entusiasmar excessivamente as 3 mil pessoas presentes. O tema seguinte, “Sexta-Feira”, foi o primeiro bom momento da noite, abrindo caminho para (várias) mãos cheias de temas – alguns antigos, outros recentes, alguns grandes hits, outros nem tanto.
Eu eliminaria alguns temas do alinhamento, já que não adoro toda a obra da banda, mas acho que os momentos altos mais que compensaram aqueles que não me entusiasmaram tanto. Também achei exagerado o número de convidados, apesar de ter gostado da segunda participação do rapper NBC e das “covinhas mais sexys do Rock n' Roll” da Sónia Tavares (The Gift).
Rui Reininho tem uma presença formidável – com um visual semelhante ao de artistas como Bryan Ferry ou David Byrne. É uma figura que tem tanto de fascinante como de arrogante (Morrissey style), mas que sabe o que está a fazer e, não obstante a sua idade, sabe proporcionar um bom espectáculo de Rock.
Para mim, os momentos altos da noite foram “Pronúncia do Norte”, “Mais Vale Nunca”, “Efectivamente”, “Sub-16”, “Ana Lee”, “Dunas” e, com larga vantagem face aos restantes, “Sangue Oculto” – que achei arrepiante.
A banda não só deu uma actuação consistente, como também se esmerou com o jogo de luzes e ecrãs no palco (do mais rico que já assisti no Coliseu dos Recreios), embora tenha achado excessiva a iluminação geral da sala.
Foi um concerto que teve sabor a festa. Quer se goste quer não, os GNR são dos nomes com maior peso no panorama musical nacional, pelo que a banda está de parabéns, pela actuação de ontem e, fundamentalmente, pelos seus 25 anos de carreira.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home